More

    Por que Jesus nasceu judeu?

    RESUMO: O Salvador do mundo, Jesus Cristo, nasceu como judeu. Qual é o propósito de Deus no judaísmo de Jesus? A história remonta a Abraão e nos leva à comunidade de santos de todas as tribos e idiomas, povos e nações. Por fim, Jesus nasceu judeu para devastar todos os que se vangloriam da superioridade étnica e criar uma nova raça alegre, alegre e que ama a misericórdia.

    Jesus nasceu judeu não apenas para despojar as pretensões cristãs dos neonazistas, mas também para calar a boca de todos os jatos étnicos e raciais, inclusive judeus. Ele nasceu judeu para levar todas as raças e etnias a uma dependência humilde da misericórdia. Ele nasceu judeu para que toda raça exultasse em misericórdia, não em graus de melanina; e toda etnia exultaria em misericórdia, mais do que maneiras étnicas; e toda tribo exultaria em misericórdia, mais do que atributos tribais. Jesus nasceu judeu para devastar todo orgulho da superioridade étnica.

    Chegar a essa conclusão é complicado, embora historicamente o judaísmo de Jesus tenha ofendido todo orgulho étnico, mesmo o orgulho judaico. Dizer que é complicado, no entanto, é simplesmente concordar com Paulo. Assim que ele chega a essa conclusão, ele diz, no próximo suspiro: “Oh, a profundidade das riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! Quão insondáveis ​​são os seus juízos e inescrutáveis ​​os seus caminhos! ”( Romanos 11:33 ).

    “Jesus nasceu judeu para devastar todo orgulho da superioridade étnica. E criar uma nova raça alegre, que ama a misericórdia. ”

    Essa é a resposta de Paulo a por que o Deus do universo se enredou no judaísmo como uma maneira de salvar as pessoas em todos os grupos étnicos. Eu digo “enredado” não porque Deus é pego ou confuso, mas porque o entrelaçamento de seus modos de salvação com o judaísmo é, da nossa perspectiva, “insondável”. Suas complexidades excedem nossos poderes.

    Não obstante, Paulo foi concedido por Deus para nos levar a esse mistério mais além do que nunca. Ninguém o esgotou. Convido você a ir comigo neste mistério, pelo menos até onde posso levá-lo em um único artigo.

    ‘De sua raça, de acordo com a carne’

    Jesus nasceu judeu. A mulher samaritana no poço disse a Jesus: “Como é que você, judeu, pede uma bebida de mim, uma mulher de Samaria?” ( João 4: 9 ). Mais tarde, Jesus disse-lhe: “Você adora o que não sabe; adoramos o que sabemos, pois a salvação é dos judeus ”( João 4:22 ).

    O judaísmo de Jesus não foi incidental para o apóstolo Paulo. Ele perguntou: “Que vantagem tem o judeu? Ou qual é o valor da circuncisão? ”Ele respondeu:“ Muito em todos os sentidos. Para começar, os judeus foram confiados com os oráculos de Deus ”( Romanos 3: 1–2 ). Então ele completou sua lista assim:

    Eles são israelitas e a eles pertencem a adoção, a glória, os convênios, a entrega da lei, a adoração e as promessas. A eles pertencem os patriarcas, e de sua raça, segundo a carne, é o Cristo , que é Deus sobre todos, abençoado para sempre. Um homem. ( Romanos 9: 4-5 )

     

    A pedra angular dos privilégios pertencentes aos judeus é esta: “De sua raça, segundo a carne, é o Cristo.” Jesus nasceu judeu. E para catapultar o privilégio deste mundo, ele é Deus encarnado – “Deus acima de tudo, abençoado para sempre”. O maior privilégio do povo judeu é que o Filho de Deus nasceu entre eles.

    “Toda boca está parada. O orgulho de cada grupo étnico é silenciado. Todos são consignados à desobediência.

    Então, Jesus nasceu judeu. E isso não foi incidental, mas foi o ponto alto do privilégio judaico entre todas as nações. E Paulo não manteve segredo, como se fosse embaraçoso, mas agitou-o como uma bandeira para todo judeu e toda nação ver.

    A questão é o porquê . Não apenas por que, no sentido de, de onde isso veio? Mas também por que, no sentido de, para onde ele está levando? Qual é o propósito de Deus no judaísmo de Jesus? E se não tem significado atual, porque Jesus agora é o Salvador de todos os povos, por que Paulo não deixa o cão adormecido mentir?

    Por que – de onde isso veio?

    Deus se enredou na humanidade como judeu étnico porque, dois mil anos antes, se enredou com Abraão, o pai do povo judeu. “Você é o Senhor, o Deus que escolheu Abrão e o tirou de Ur dos caldeus, e lhe deu o nome de Abraão” ( Neemias 9: 7 ). A partir de então, os judeus eram o povo da aliança privilegiada de Deus. “Só conheci todas as famílias da terra” ( Amós 3: 2 ). “O Senhor teu Deus te escolheu para ser um povo para sua possessão preciosa, dentre todos os povos que estão na face da terra” ( Deuteronômio 7: 6 ).

    Certamente, Deus tinha em vista, desde o início, que através de Abraão e seus descendentes Deus abençoaria todas as nações. “Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei quem te desonrar, e em ti todas as famílias da terra serão abençoadas” ( Gênesis 12: 2–3 ). Mas o privilégio único de Israel permaneceu.

    Por dois mil anos, Deus concentrou quase todo o seu envolvimento salvador com o mundo em Israel, não nas nações. “Nas gerações passadas ele permitiu que todas as nações andassem à sua maneira” ( At 14:16 ). “O Senhor apaixonou seu coração por seus pais e escolheu os filhos deles depois deles, você acima de todos os povos” ( Deuteronômio 10:15 ). O perdão dos pecados foi concedido aos judeus através do sangue prefigurado de Cristo nos sacrifícios ( Levítico 4:20 ; Romanos 3:25 ). E foi feita a promessa aos judeus de que o Messias viria desse povo ( Isaías 9: 6–7 ). “O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre” ( Lucas 1: 32–33)

    É por isso que Jesus nasceu judeu. Deus havia escolhido os judeus como “sua possessão preciosa” ( Deuteronômio 14: 2 ). Ele concentrou seu trabalho redentor neles por dois mil anos – não nos chineses, nem nos africanos, nem nas pálidas hordas germânicas. E “quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” – isto é, nascido judeu ( Gálatas 4: 4 ).

    Por que – Onde isso está levando?

    Mas respondendo a isso pergunta em conta o passado só intensifica o porquê pergunta em relação ao futuro. Qual era o propósito de Deus para se envolver com Israel por convênio e com um Messias judeu por encarnação? Onde isso tudo estava levando? E por que fazer dessa maneira?

    Claramente, a vida, a morte e a ressurreição desse Messias judeu estavam levando à salvação dos gentios, as nações. Em sua vida, Jesus disse: “Muitos virão do leste e oeste e se reclinarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus, enquanto os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores” ( Mateus 8: 11-12 ). Ele disse aos líderes judeus: “O reino de Deus será tirado de você e dado a um povo que produz seus frutos” ( Mateus 21:43 ). E ele terminou seu ministério com a ordem de “fazer discípulos de todas as nações” ( Mateus 28:19 ).

    Mas a salvação ainda era “dos judeus” ( João 4:22 ). Paulo explica como. Quando Israel rejeitou Jesus como o Messias, eles eram como galhos naturais quebrados da árvore da aliança com Abraão. Quando os gentios creram no Messias Jesus, eles eram como ramos não naturais enxertados naquela aliança judaica .

    Se alguns dos galhos foram quebrados, e você, embora um broto de oliveira selvagem, tenha sido enxertado entre os outros e agora compartilhe a raiz nutritiva da oliveira, não seja arrogante em relação aos galhos. Se você é, lembre-se de que não é você quem apóia a raiz, mas a raiz que apóia você. ( Romanos 11: 17–18 )

    A raiz suporta você! Isso significa que o compromisso de Deus com Israel é por que você é salvo, porque você está unido a essa raiz.

    “Não se pensa que os gentios tenham um caminho de salvação e os judeus outro. Existe um caminho.

    Em outras palavras, não há pensamento de gentios tendo um caminho de salvação, e judeus de outro. Existe uma maneira. Pertencem ao verdadeiro Israel – o Israel salvo. Paulo deixou claro que “nem todos os que descendem de Israel pertencem a Israel” ( Romanos 9: 6 ). A descendência natural não faz parte do verdadeiro Israel. E muitos que não são descendentes de Israel são feitos parte do verdadeiro Israel – “a quem ele chamou, não apenas dos judeus, mas também dos [gentios.] Como de fato ele diz em Oseias: ‘Aqueles que não eram meu povo eu chamará “meu povo” ‘”( Romanos 9: 24–25 ).

    Ser um judeu verdadeiro não é uma questão de etnia, mas de fé no Messias: “Porque ninguém é judeu que é apenas um exteriormente. . . . Mas um judeu é um interiormente, e a circuncisão é uma questão de coração, pelo Espírito, não pela letra ”( Romanos 2: 28–29 ). Os gentios, dessa maneira, “tornam-se judeus”.

    É assim que a promessa a Abraão em Gênesis 12: 3 é cumprida: “As Escrituras, prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, pregaram o evangelho de antemão a Abraão, dizendo: ‘Em todas as nações serão abençoadas’” ( Gálatas 3: 8 ). É assim que Abraão se torna “o pai de muitas nações” ( Gênesis 17: 5 ; Romanos 4:17 ).

    “A salvação é dos judeus” não apenas porque Jesus era judeu, mas porque ele salva os gentios, tornando-os parceiros completos da herança judaica. Pelo sangue de Cristo, “nós [judeus e gentios] temos acesso em um Espírito ao Pai. Portanto, vocês [gentios] não são mais estrangeiros e estrangeiros, mas são concidadãos dos santos e membros da casa de Deus ”( Efésios 2: 18–19 ). Os “estranhos” gentios são feitos cidadãos plenos da verdadeira casa judaica salva. “Vocês [judeus e gentios] são filhos de Abraão, herdeiros de acordo com a promessa” ( Gálatas 3:29 ).

    ‘Todo o Israel será salvo’

    Alguns acham que essa inclusão dos gentios na herança judaica é o passo final no trato de Deus com a etnia Israel. Não é. Paulo ensina que, quando “entrar a plenitude dos gentios”, “todo o Israel será salvo” ( Romanos 11: 25–26 ). Isso se refere à nação étnica como um todo, sendo convertida para Cristo em um tempo futuro – depois que “a plenitude dos gentios” estiver reunida.

    Alguns dizem que “todo Israel” aqui não se refere à nação étnica, mas ao número total de eleitos, judeus e gentios. Há pelo menos cinco razões convincentes para que isso não funcione. Vou mencionar duas.

    “Nenhuma nação na terra era digna das bênçãos de Deus. Todos mereciam destruição.

    Primeiro, é muito improvável que, com apenas onze palavras gregas, o significado de “Israel” mude de “nação étnica” para “eleger judeus e gentios” ( Romanos 11: 25–26 ). O primeiro uso, praticamente todos concordam, refere-se à etnia de Israel. Certamente, portanto, a segunda também: “Um endurecimento parcial chegou a Israel . . . . Todo o Israel será salvo. ”Então,“ todo o Israel ”é a nação étnica que já foi parcialmente endurecida. Um dia as pessoas serão salvas.

    Segundo, o paralelo entre as duas metades de Romanos 11:28 aponta para “todo o Israel” como nação étnica. A primeira metade do versículo 28 diz: “No que diz respeito ao evangelho, eles [o povo étnico de Israel] são inimigos” de Deus. A segunda metade do versículo diz: “Mas no que diz respeito à eleição, eles [esse mesmo povo étnico que é inimigo] são amados por causa de seus antepassados.” O objetivo deste versículo é mostrar que, embora Israel étnico agora seja um pessoas que quebram convênios e que não crêem, isso vai mudar. As pessoas que são inimigas agora serão convertidas mais tarde por causa de eleição e amor. (Veja também os paralelos em Romanos 11:12 e 15. )

    Por que ele fez dessa maneira?

    Agora estamos em posição de recuar e perguntar: Por que Deus salvou seu povo de todas as nações, incluindo judeus, dessa maneira indireta?

    Deixe-me resumir o caminho indireto de Deus:

    1. Toda a humanidade caiu em pecado e corrupção quando Adão e Eva rejeitaram a bondade de Deus em favor de sua própria sabedoria ( Gênesis 3: 6 ; Romanos 5:12 ). Como a variedade de povos étnicos surgiu em Gênesis 10 e 11, todos os seus membros individuais eram “filhos da ira” ( Efésios 2: 3 ). Nenhuma nação na terra era digna das bênçãos de Deus. Todos mereciam destruição.

    2. Quando Deus pôs em movimento um plano de redenção para a humanidade, ele escolheu Israel como o foco principal de sua obra salvadora por dois mil anos ( Deuteronômio 7: 6 ; Amós 3: 2 ). Essa eleição de Israel de todas as nações não era devida a nenhuma característica em Israel que os tornasse mais dignos do que outras nações. Abraão era um idólatra antes de ser chamado por Deus ( Josué 24: 2 , 14 ). “Somos judeus melhores? Não, não mesmo. Pois já afirmamos que todos, judeus e gregos, estão sob pecado ”( Romanos 3: 9 ).

    3. Por dois mil anos, Deus ofereceu a salvação a Israel ( Romanos 9: 4-5 ) e prenunciou o Messias na história e nas Escrituras judaicas ( Lucas 24:27 ). A resposta repetida deles foi em grande parte descrença, como Stephen disse: “Vocês, pessoas de pescoço duro. . . sempre resista ao Espírito Santo. Como seus pais fizeram, você também ”( Atos 7:51 ). Ou como Paulo disse: “Mas de Israel ele diz [citando Deus em Isaías 65: 2 ]: ‘Durante todo o dia estendi minhas mãos a um povo desobediente e contrário’” ( Romanos 10:21 ).

    4. O efeito dessa incredulidade judaica, apesar de grandes vantagens, foi mostrar que a lei, sem um Redentor, não leva à justificação, mas apenas à exposição e aumento do pecado ( Romanos 3:20 ; 5:20 ) Por essa experiência, a boca do mundo inteiro está parada. Pois, se Israel, com todas as suas vantagens, “não conseguisse alcançar essa lei” ( Romanos 9:31 ), as outras nações não deveriam pensar que as coisas estavam melhores com elas. “Sabemos que, o que quer que a lei diga, fala aos que estão debaixo da lei, para que toda boca seja fechada , e o mundo inteiro seja responsabilizado por Deus” ( Romanos 3:19 ).

    5. Pela encarnação, vida, morte e ressurreição do Messias, as promessas aos patriarcas foram confirmadas e a misericórdia foi aberta a todas as nações. “Cristo se tornou um servo dos circuncidados. . . para confirmar as promessas feitas aos patriarcas e para que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia ”( Romanos 15: 8–9 ).

    6. Um endurecimento veio a Israel ( Romanos 11:25 ; 2 Coríntios 3:14 ), durando até o século XXI. Permanecerá “até que a plenitude dos gentios chegue” ( Romanos 11:25 ).

    7. Durante esse período – “os tempos dos gentios” ( Lucas 21:24 ) – haverá um grande avanço missionário em todas as nações do mundo. “Este evangelho do reino será proclamado em todo o mundo como um testemunho para todas as nações, e então chegará o fim” ( Mateus 24:14 ).

    8. Quando “a plenitude dos gentios chegar. . . todo o Israel será salvo ”( Romanos 11: 25–26 ).

    9. Cristo retornará e estabelecerá seu reino ( Romanos 11:26 ).

    Esta é a maneira indireta que Deus planejava resgatar seu povo de todos os grupos étnicos, incluindo uma conversão final de “todo o Israel” – uma geração inteira levada em massa à fé no final desta era. Por que uma maneira tão indireta? Aqui está a resposta sumária de Paulo em Romanos 11: 30–32 :

    Assim como vocês [gentios] já foram desobedientes a Deus, mas agora receberam misericórdia por causa de sua desobediência [judaica], também eles [judeus] agora também foram desobedientes, a fim de que pela misericórdia mostrada a vocês [gentios] eles [ Judeus] agora também podem receber misericórdia. Pois Deus consignou todos [judeus e gentios] à desobediência, para que ele tenha misericórdia de todos.

     

    Condensando este resumo, podemos dizer:

    As nações gentias viveram em desobediência após a queda.
    Então Deus escolheu Israel.
    Israel viveu em desobediência, apesar de todas as suas vantagens.
    Então Deus transbordou de misericórdia para as nações gentias.
    Essa misericórdia para as nações resultará em grande misericórdia na conversão de Israel.
    Portanto, todos os povos são totalmente dependentes da misericórdia, não do mérito.

    Isso é complicado. Estranho. Rotunda. Tanto é assim que a próxima coisa que sai da boca de Paulo é a seguinte: “Oh, a profundidade das riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! Quão insondáveis ​​são os seus juízos e inescrutáveis ​​os seus caminhos! ”( Romanos 11:33 ).

    Objetivo Final: Todo Povo Humilde e Esperando em Misericórdia

    Qual é então o objetivo final de uma salvação tão indireta? Paulo coloca assim: “Deus entregou todos [judeus e gentios] à desobediência, para que tenha misericórdia de todos” ( Romanos 11:32 ). Paulo já havia dito que o objetivo era “para que toda boca seja fechada, e o mundo inteiro seja responsabilizado por Deus” ( Romanos 3:19 ). Esse é o objetivo negativo. Todo grupo étnico se humilhou por causa de sua desobediência.

    Os judeus são humilhados porque, apesar de todas as suas vantagens, são como galhos quebrados, com os gentios ocupando seu lugar na aliança abraâmica somente pela fé ( Romanos 11:19 ; 9: 30–31 ). Os povos gentios são humilhados porque permanecem apenas pela fé ( Romanos 11:20 ) e porque é a raiz judaica que os sustenta, e não o contrário ( Romanos 11:18 ). Você precisa se tornar um “judeu” para ser salvo ( Gálatas 3: 7 ). Mas nenhum judeu é salvo por ser um judeu étnico. Pois nem todo Israel é Israel ( Romanos 9: 6 ). “Não se atreva a dizer para si mesmos: ‘Nós temos Abraão como nosso pai’, pois eu lhes digo que Deus é capaz dessas pedras de criar filhos para Abraão” (Mateus 3: 9 ).

    Toda boca está parada. O orgulho de cada grupo étnico é silenciado. Todos são consignados à desobediência. Cada um é feito para engolir seu orgulho. Os gentios devem se tornar judeus (nazistas e KKK incluídos) para serem salvos. E os judeus devem renunciar a toda dependência do judaísmo e se unir aos gentios na dependência da misericórdia.

    Uma raça dependente de misericórdia e que aprecia misericórdia

    Jesus nasceu judeu – e todas as outras partes da sabedoria “insondável” e “inescrutável” de Deus foram postas em prática – para alcançar esse objetivo. Calar a boca de todos os jatos étnicos e raciais, incluindo judeus, e levar todas as raças e etnias a uma humilde dependência da misericórdia.

    Cristo nasceu judeu para que toda raça exultasse em misericórdia , não em graus de melanina; e toda etnia exultaria em misericórdia , mais do que em etnias; e toda tribo exultaria em misericórdia , mais do que em atributos tribais. Jesus nasceu judeu para devastar todo orgulho da superioridade étnica. E criar uma nova raça alegre e que ama a misericórdia.

    ____________________________________________________________________
    John Piper ( @JohnPiper ) é fundador e professor de desiringGod.org e chanceler do Bethlehem College & Seminary. Por 33 anos, ele serviu como pastor da Igreja Batista de Bethlehem, Minneapolis, Minnesota. Ele é autor de mais de 50 livros , incluindo Desiring God: Meditations of a Christian Hedonist e, mais recentemente, Why I Love the Apostle Paul: 30 Reasons .

    Conteúdo de https://www.desiringgod.org/

    Jean
    Jean
    Jean Sousa é fundador do site, Plantão Teológico. Serve como pastor na CEC - Comunidade Evangélica do Castelo em BH. Estuda teologia a pouco mais de 12 anos, é bacharel em teologia pelo Seminário Batista FABI, Mestrando em Teologia pelo seminário Teológico Servo de Cristo - SP e desenvolve seus estudos acadêmicos nas áreas de Novo Testamento, História da Igreja e Realidades Eclesiásticas. Casado com Tânia Santos, pai do Riquelme e Heitor. apaixonado por futebol, amante da cultura brasileira e nordestina.

    Artigos Mais Recentes

    spot_img

    Artigos relacionados

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    spot_img