Declaração de Fé

  1. Cremos em um Deus, Criador de todas as coisas, perfeito em amor e justiça, existindo eternamente em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo, co-iguais em poder e dignos de adoração e obediência.
  2. Cremos em Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus, o único mediador entre Deus e a espécie humana. Ele foi concebido pelo Espírito Santo, nascido da Virgem Maria, e compartilhou e cumpriu plenamente nossa humanidade em uma vida de perfeita obediência a Deus. Sua morte em nosso lugar revelou o amor divino de Deus e sustentou a justiça divina de Deus, pagando a penalidade por nossos pecados e removendo nossa culpa. Ele ressuscitou da sepultura no terceiro dia, vitorioso sobre a morte.
  3. Pela fé em Jesus Cristo, recebemos o dom de Deus da salvação eterna, somos reconciliados com Deus, nos tornamos filhos de Deus e recebemos o dom do Espírito Santo. Esperamos ansiosamente a volta de Cristo, quando Ele ressuscitará os mortos, julgará o mundo, separará os justos dos iníquos e estabelecerá seu reino eterno.
  4. Acreditamos que as escrituras do Antigo e do Novo Testamentos são a palavra escrita de Deus inspirada exclusivamente, possuindo a autoridade de Deus em todos os assuntos de fé e vida. Eles devem ser interpretados de acordo com seu contexto e propósito, em obediência reverente ao Senhor que fala através deles.
  5. Cremos em uma igreja cristã santa, unida nos laços de amor e dotada dos dons do Espírito. A igreja é chamada a servir a Cristo pregando o evangelho e fazendo discípulos de todas as nações, administrando os sacramentos, lutando por justiça social e aliviando a angústia e a necessidade humanas.

 

SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE

  1. Sola Gratia(somente a Graça)

A salvação é o dom gratuito de Deus ao homem. É dado somente pela graça de Deus e não por qualquer mérito da parte do cristão.

 “Porque pela graça sois salvos pela fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não é de obras, para que ninguém se glorie. ”
Efésios 2: 8-9 (NVI).

A importância dessa doutrina na teologia protestante foi sublinhada por Martin Luther, em seu Comentário sobre a Epístola aos Gálatas:

“Se o papa admitisse que somente Deus, por Sua graça, através de Cristo justifica os pecadores, nós o carregaríamos em nossos braços, beijaríamos seus pés”.

  1. Sola Fide(somente a fé)

Somos julgados justos aos olhos de Deus puramente com base em nossa fé. O sacrifício expiatório de Cristo leva a que a justiça à ser imputada a nós como pecadores por meio de uma declaração legal de Deus. Isso geralmente é declarado como justificativa apenas pela fé . Existe uma clara distinção entre Justificação e Santificação , sendo este último o crescimento da santidade decorrente da obra do Espírito Santo no cristão.

 “Mas que ninguém é justificado pela lei aos olhos de Deus, é evidente: porque o justo viverá pela fé.”
Gálatas 3:11 (KJV).

Comentando sobre Justificação em seus escritos, Martin Luther argumentou que:

“Esta pedra firme e firme, que chamamos de doutrina da justificação, é o artigo principal de toda a doutrina cristã, que compreende a compreensão de toda a piedade.”

  1. Solus Christus(somente Cristo)

Cristo é o único mediador entre Deus e o homem e nossa salvação é realizada somente através de Sua morte e ressurreição.

“Porque existe um Deus e um mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus;”
1 Timóteo 2: 5 (NVI).

Além disso, todo crente é um sacerdote diante de Deus, com acesso imediato a ele para o perdão dos pecados.

 Foi articulado classicamente por Martin Luther, mas os protestantes apontam para 1 Pedro 2: 9 como evidência de apoio à doutrina:

“Mas vós sois uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar; para que demonstres os louvores daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. ”
1 Pedro 2: 9 (NVI).

A doutrina não é exclusiva do protestantismo, sendo também encontrada na Igreja Católica Romana, por exemplo, mas os protestantes insistem que nenhuma outra forma especial de sacerdócio é necessária, em oposição à visão católica de que um sacerdócio ministerial é necessário para a administração da Igreja. Sacramentos e perdão dos pecados.

  1. Sola Scriptura(somente as Escrituras)

Somente a Escritura é a única fonte infalível de revelação divina e a autoridade final para questões de fé e prática. Sola Scriptura não significa que toda a verdade esteja contida na Bíblia (por exemplo, o Credo Niceno é amplamente aceito e recitado no cristianismo ortodoxo), mas sim que toda a humanidade precisa saber para a salvação está contida em suas páginas.

“Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus e é proveitosa para a doutrina, para a reprovação, para a correção, para a instrução da justiça: para que o homem de Deus seja perfeito, perfeitamente preparado para todas as boas obras.”
2 Timóteo 3: 16- 17 (KJV).

“Quanto aos mistérios divinos e sagrados da Fé, nem mesmo uma declaração casual deve ser feita sem as Sagradas Escrituras; nem devemos ser afastados pela mera plausibilidade e artifícios da fala. Mesmo para mim, que te digo essas coisas, não dê credibilidade absoluta, a menos que você receba a prova das coisas que eu anuncio das Escrituras Divinas. Para esta salvação que acreditamos não depende de raciocínio engenhoso, mas de demonstração das Sagradas Escrituras. ”
Cirilo de Jerusalém (Palestras Catequéticas, 4:17)

Os protestantes normalmente argumentam que as escrituras são visíveis ou claras para todas as pessoas em relação às verdades essenciais do evangelho cristão da salvação. Em contraste com a visão católica romana de um Magistério (ou escritório de ensino) da igreja, necessário para interpretar infalivelmente as escrituras; Os protestantes argumentam que, através do Espírito Santo, os indivíduos podem, por si mesmos, interpretar as escrituras com responsabilidade.

  1. Soli Deo Gloria(Somente para a glória de Deus)

Todos os aspectos da vida cristã devem ser vistos como dando glória a Deus. Em essência, isso resume os outros quatro Soli   acima. Também se originou da oposição dos reformadores ao que eles consideravam a glorificação injustificada dos papas e de outros clérigos.

“Se alguém fala, fale como os oráculos de Deus; se alguém ministra, faça-o como da habilidade que Deus dá: para que Deus em todas as coisas seja glorificado por Jesus Cristo, a quem haja louvor e domínio para todo o sempre. Amém. ”
1 Pedro 4:11 (NVI).

(“Copyright 2019, protestantism.co.uk/solas Todos os direitos reservados. Usado com permissão.”).