More

    O amor é o transbordamento de alegria em Deus

    Mais claramente do que qualquer outro escritor da Bíblia, o apóstolo Paulo me abriu a verdade de que Deus é mais glorificado em mim quando estou mais satisfeito nele. Foi emocionante descobrir que glorificar a Deus e satisfazer minha alma não estão em desacordo. Eu contei a história dessa descoberta em outro lugar.

    Mas há um segundo capítulo na história que torna minha gratidão a Paulo ainda mais doce. Devo a ele, mais do que a qualquer outra pessoa, outra descoberta crucial que muda a vida. Se a primeira descoberta foi como resolver a tensão entre o desejo de glorificar a Deus e o desejo de ser feliz, a segunda descoberta foi como resolver a tensão entre o desejo de ser feliz em Deus e o desejo de amar outras pessoas.

     

    Outra tensão não resolvida

    Você pode realmente amar as pessoas se, no próprio ato de fazê-las bem, estiver buscando a plenitude de sua própria alegria? Afinal, foi o próprio Paulo quem disse: “Amor. . . não procura o seu próprio ”( 1 Coríntios 13: 4-5 NASB ). E em outro lugar: “Ninguém busque o seu próprio bem, mas o bem do próximo” ( 1 Coríntios 10:24 ). E novamente: “Nós. . . temos a obrigação de suportar as falhas dos fracos e não agradar a nós mesmos ”( Romanos 15: 1 ). Então, como você pode reivindicar amar as pessoas se, no próprio ato de amá-las, está buscando sua própria alegria?

     

    Do outro lado da abnegação – até a morte – há alegria eterna na presença de Deus.”

     

    Essa pergunta parecia tão urgente quanto a primeira sobre como glorificar a Deus enquanto buscava minha própria alegria. Jesus havia dito que “o grande e primeiro” mandamento é amar a Deus ( Mateus 22:38 ). Mas ele também disse que o mandamento de amar o próximo “é semelhante” ( Mateus 22:39 ). Portanto, a questão de como amar as pessoas de um coração que não parava de querer ser feliz – de fato, um coração que não ousa de querer ser feliz, para que Deus não seja desonrado por não ter sido feliz nele – essa pergunta era tão urgente quanto qualquer outro.

    Então, como a busca da alegria em Deus se relaciona com o amor pelas outras pessoas? Paulo me mostrou que a verdadeira alegria despertada pelo Espírito em Deus não impede o amor pelas pessoas, mas na verdade transborda de amor pelas pessoas. Ele tem um impulso interno para expandir. A alegria em Deus cresce à medida que se estende à vida de outras pessoas, para que elas possam compartilhar dela.

     

    Paulo aponta o caminho

    Paulo nos dá a ilustração mais explícita disso no Novo Testamento. É encontrado em 2 Coríntios 8: 1–2 , onde Paulo está procurando motivar o amor nos coríntios, apontando para os cristãos macedônios e a maneira incrível como eles demonstraram amor.

    Queremos que vocês saibam, irmãos, sobre a graça de Deus que foi dada entre as igrejas da Macedônia, pois em uma severa prova de aflição, sua abundância de alegria e sua extrema pobreza transbordaram em uma riqueza de generosidade de sua parte. . . . Digo isso não como um mandamento, mas para provar pela sinceridade dos outros que seu amor também é genuíno. ( 2 Coríntios 8: 1–2 , 8 )

    Observe com atenção que a “abundância de alegria” no coração dos macedônios não era devida a circunstâncias confortáveis. Eles estavam em “extrema pobreza” e “em severa prova de aflição”. “Sua abundância de alegria” era devida à “graça de Deus” que havia sido “dada” ( 2 Coríntios 8: 1 ). Seus pecados foram perdoados. A ira de Deus fora substituída pelo sorriso divino de favor eterno. A culpa se foi. O inferno estava fechado. O céu estava aberto. O Espírito estava habitando. A esperança explodiu em seus corações. Tudo isso por causa de Cristo, quando eles não mereciam nada disso. A graça de Deus havia sido dada ( 2 Coríntios 8: 1 ).

    Essa “abundância de alegria” se tornou uma fonte de amor para as pessoas. Não poderia ser mais claro: “Sua abundância de alegria. . . transbordou em uma riqueza de generosidade ”( 2 Coríntios 8: 2 ). Isso foi amor. Ele chamou assim no versículo 8: “. . . que o seu amor também é genuíno. ”Assim, a definição de Paulo de amor genuíno e exaltador de Deus seria o seguinte: O amor é o transbordamento de alegria em Deus que atende às necessidades dos outros .

     

    Alegria por amor

    Isso é mais profundo do que aquilo que se vê primeiro. Paulo não está dizendo: “A verdadeira felicidade requer amor pelas pessoas”. Isso é verdade. Uma pessoa sem amor não será feliz a longo prazo. Mas esta é uma simplificação excessiva que perde o ponto crucial. A questão não é que, para ter o verdadeiro prazer, devemos amar as pessoas. Pelo contrário, o ponto é que, quando a alegria em Deus transborda para a vida dos outros na forma de generosidade, esse transbordamento de alegria é amor. Ou para dizer de outra maneira: não apenas procuramos amar para sermos felizes, mas procuramos ser felizes em Deus para amar. Foi “a abundância de alegria” que transbordou em amor ( 2 Coríntios 8: 2 ).

    Esse pensamento me pareceu tão radical que eu queria me testar testando-o com o restante das Escrituras. É verdade que minha alegria está intimamente ligada ao meu amor pelas pessoas? O que eu encontrei foi um fluxo de comandos bíblicos para:

     

    • amar a bondade, não apenas fazê- lo ( Miquéias 6: 8 );
    • pratique atos de misericórdia com alegria ( Romanos 12: 8 );
    • alegremente sofrem perdas no serviço aos prisioneiros ( Hebreus 10:34 );
    • seja um doador alegre ( 2 Coríntios 9: 7 );
    • faça da nossa alegria a alegria dos outros ( 2 Coríntios 2: 3 );
    • cuidar do rebanho de Deus de boa vontade e avidamente ( 1 Pedro 5: 2 ); e
    • vigie as almas com alegria ( Hebreus 13:17 ).

     

    Para mim, isso foi incrível. Não estamos lidando aqui com algo marginal ou inteligente. Isso realmente perfura a alma e muda radicalmente a vida: a busca do amor autêntico pelas pessoas inclui a busca da alegria, porque a alegria em Deus é um componente essencial do amor autêntico. Isso é muito diferente de dizer: “Vamos todos amar, porque isso nos fará felizes.” Isso significa: “Vamos todos procurar ser tão cheios de alegria em Deus que transbordam amor sacrificial para outras pessoas”.

     

    Amor que sobrevive a toda tristeza

    Essa palavra sacrifício pode parecer paradoxal. Se estamos transbordando de alegria para os outros, e nossa alegria está se expandindo ao atrair outros, então por que falar em sacrifício? A razão é que o caminho da maior alegria nesta vida é frequentemente o caminho do grande sofrimento. Na era vindoura, depois que Jesus voltar, toda a dor terá desaparecido. Mas ainda não. Nesta vida, o amor geralmente exige sofrimento. De fato, pode exigir que entreguemos nossas vidas. Mas Paulo define o ritmo para nós quando diz: ” Alegro- me em meus sofrimentos por você” ( Colossenses 1:24 ). “Em toda a nossa aflição estou transbordando de alegria ” ( 2 Coríntios 7: 4 ). ” Regozijamo- nos em nossos sofrimentos” ( Romanos 5: 3 ).

    Há razões para esse tipo estranho e maravilhoso de alegria que sobrevive e até prospera na aflição. Uma razão é que Jesus nos ensinou: “É mais abençoado dar do que receber” ( Atos 20:35 ). O transbordamento para os outros é enriquecedor para nós. Outra razão é que, embora “alguns de vocês matem”, no final “nem um fio de sua cabeça perecerá” ( Lucas 21:16 , 18 ). Jesus havia dito: “Todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá” ( João 11:26 ). O mundo pensa que morremos. Mas Jesus nos leva tão imediatamente a seu cuidado que não há interrupção na vida. Uma terceira razão é a promessa: “sua recompensa é grande no céu” ( Mateus 5:12) Finalmente, o maior ato de amor que já foi realizado foi sustentado pela alegria em Deus: “[Olhe] para Jesus,. . . quem pela alegria que lhe foi proposta suportou a cruz ”( Hebreus 12: 2 ).

     

    “Não procuramos apenas amar para sermos felizes, mas procuramos ser felizes em Deus para amar.”

     

    É por isso que, durante meus 33 anos como pastor, o texto de assinatura ao qual voltamos várias vezes foi 2 Coríntios 6:10 : “tão triste, mas sempre alegre.” Sempre. Regozijando -se ao mesmo tempo que tristeza. Não apenas sequencialmente. Simultaneamente. Amar os outros não precisa esperar até que a tristeza passe, porque a alegria não espera.

    E durante esses 33 anos, a música de assinatura que a equipe pastoral repetia várias vezes era “É bom com minha alma”:

    Quando a paz como um rio se aproxima do meu caminho,
    quando as tristezas rolam como ondas do mar,
    Qualquer que seja minha sorte, você me ensinou a dizer:
    “Está bem, está bem com a minha alma”.

    O amor genuíno faz muitos sacrifícios pelos amados. Há muita dor e muitas tristezas. Mas em Cristo não há sacrifício final . Para ter certeza, Jesus pede abnegação. Mas seu argumento para a abnegação é “quem perde a vida por minha causa e o evangelho a salvará ” ( Marcos 8:35 ). Do outro lado da abnegação – até a morte – está a alegria eterna na presença de Deus.

     

    O amor não é invejoso

    Nunca conheci pessoas ofendidas porque os sacrifícios que fazemos pelo bem deles nos traz alegria. De fato, apenas o “amor” obediente – ou pior, o “amor” invejoso – não faz as pessoas se sentirem amadas. Faz com que se sintam um fardo. Estou certo, portanto, de que Paulo concordaria com o escritor para os hebreus quando ele disser aos seus ouvintes que deixem os líderes vigiá-los “ com alegria e não com gemidos, pois isso não seria vantajoso para você” ( Hebreus 13 : 17 ) O ministério de má vontade não é vantajoso para o povo. Ou, de maneira positiva, encontrar alegria em cuidar das pessoas é uma grande vantagem para elas. É amor.

    É certamente por isso que Paulo disse aos coríntios: “Eu tinha certeza de todos vocês, que minha alegria seria a alegria de todos vocês” ( 2 Coríntios 2: 3 ). Sim! Se você vem a mim e quer que eu experimente alegria – isto é, se você quer me amar – venha com alegria. E a melhor alegria de todas é a alegria em Deus. Traga-me isso. Transborda de mim com isso. Eu me sentirei amado. E você ficará feliz.

    Então, Paulo fez isso de novo. Ele não apenas me mostrou como minha busca pela glória de Deus e minha busca pela felicidade se encaixavam, mas também me mostrava como esse desejo insaciável de felicidade se encaixa com pessoas amorosas. O amor genuíno, exaltado por Cristo, capacitado pelo Espírito e sacrificado pelas pessoas é o transbordamento de alegria em Deus que se expande ao atender às necessidades dos outros . Como não amar o homem que, depois do Senhor Jesus, me mostrou, mais claramente do que qualquer outra pessoa, a beleza de um modo de vida assim?

     

     

    ____________________________________________________________________
    John Piper ( @JohnPiper ) é fundador e professor de desiringGod.org e chanceler do Bethlehem College & Seminary. Por 33 anos, ele serviu como pastor da Igreja Batista de Bethlehem, Minneapolis, Minnesota. Ele é autor de mais de 50 livros , incluindo Desiring God: Meditations of a Christian Hedonist e, mais recentemente, Why I Love the Apostle Paul: 30 Reasons .

    Conteúdo de https://www.desiringgod.org/

    Jean
    Jean
    Jean Sousa é fundador do site, Plantão Teológico. Serve como pastor na CEC - Comunidade Evangélica do Castelo em BH. Estuda teologia a pouco mais de 12 anos, é bacharel em teologia pelo Seminário Batista FABI, Mestrando em Teologia pelo seminário Teológico Servo de Cristo - SP e desenvolve seus estudos acadêmicos nas áreas de Novo Testamento, História da Igreja e Realidades Eclesiásticas. Casado com Tânia Santos, pai do Riquelme e Heitor. apaixonado por futebol, amante da cultura brasileira e nordestina.

    Artigos Mais Recentes

    spot_img

    Artigos relacionados

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    spot_img