fbpx

Press ESC to close

Em memória de Jürgen Moltmann

A Plenitude da Vida

Em memória de Jürgen Moltmann

Jürgen Moltmann, teólogo protestante, escreveu e viveu de maneira humilde, modesta e silenciosamente revolucionária.

No dia 3 de junho, após 98 anos de vida, Jürgen Moltmann entrou em seu descanso eterno. Resumir o legado de Moltmann em alguns parágrafos é uma tarefa impossível. Um escritor prolífico, ele produziu mais de quarenta obras teológicas ao longo de seis décadas. Junto com Barth e Pannenberg, Moltmann foi um dos grandes teólogos sistemáticos cristãos do século XX, mas não foi apenas sua abordagem sistemática que teve um profundo impacto naqueles cujas vidas e trabalhos ele influenciou. Mais do que isso, aspectos de sua teologia penetraram em nossas mentes e corações, atingindo-nos profundamente. Seus escritos e seu comportamento eram de uma humildade e modéstia notáveis, e ao mesmo tempo discretamente revolucionários: o leitor desavisado poderia se deparar com uma frase simples e pensar: “Isso muda tudo”.

A revolução silenciosa me atingiu enquanto eu era um estudante de Mestrado em Divindade, recém-saído da faculdade, ao ler “O Deus Crucificado”. Até então, eu só conhecia a estrutura cristã da expiação substitutiva para compreender a crucificação de Cristo, uma perspectiva centrada na culpa, na ira justa e na punição necessária. Moltmann, no entanto, via a crucificação como uma demonstração do amor de Deus, que se aproxima da humanidade e permanece conosco, independentemente do que o inferno (ou o inferno na terra) nos impõe: “Ele se humilha e toma sobre si a morte eterna dos ímpios e abandonados por Deus, para que todos possam experimentar comunhão com Ele.” Moltmann, que afirmou ter encontrado Jesus em um campo de prisioneiros de guerra na Segunda Guerra Mundial, acreditava, como o salmista, que mesmo quando fazemos nossa cama no Sheol, Deus está lá (Sl. 139). Quando Deus se coloca no lugar onde Ele parece ausente, então nenhum lugar na existência pode ser realmente separado do amor de Deus. Ao segurar “O Deus Crucificado” naquele verão, percebi que essa ideia teológica poderia transformar não apenas a concepção de alguém sobre a expiação, mas toda a experiência de fé. Tornei-me teólogo porque Moltmann me mostrou que a teologia poderia ser um ato de ministério.

A teologia de Moltmann era, acima de tudo, uma teologia viva, uma reflexão que surge do desafio de viver fielmente. Por essa razão, a obra de Moltmann resiste a categorizações. Ele é frequentemente chamado de teólogo reformado alemão, mas abraçou o ecumenismo, e sua teologia não se restringiu a dogmas de qualquer denominação específica. Ele acolheu a teologia da libertação e o trinitarismo social, mas não os usou como rótulos. Ele fez contribuições essenciais em temas como escatologia, passibilidade divina e kenoticismo, mas não se preocupava com os detalhes técnicos da teologia acadêmica separados das consequências práticas. Ele abordou questões de ética e justiça social sem se prender a ideologias ou partidarismos políticos.

A teologia de Moltmann foi definida, em vez disso, por suas convicções sobre o caráter de Deus e as marcas profundas deixadas naqueles que encontraram Deus — esperança, alegria, paixão, plenitude de vida. Ele acreditava que a presença transformadora de Deus podia inspirar dedicação à paz, justiça e libertação, incluindo a libertação ecológica da Terra, que aguarda ansiosamente sua renovação. A visão escatológica de Moltmann via a própria Terra transformada pela chegada de Deus, reformada e ressuscitada como o lar de Deus, quando Ele novamente renovará um lugar de sofrimento e morte, habitando nele.

Moltmann acreditava que nada em toda a criação é maior do que o amor de Deus. Essa crença fundamentava sua cautelosa, mas firme esperança de salvação universal, que ele expressou em seu ensaio “A Lógica do Inferno”. Certamente, ele raciocinava, o amor de Deus deve ser mais vasto que a morte, mais forte que a mais endurecida teimosia humana, obstinação ou pecado. Nenhum inferno, nem mesmo o coração humano sem Deus, pode permanecer um inferno diante do amor persistente de Cristo: “A última palavra de Deus é ‘Eis que faço novas todas as coisas’. Disso ninguém é exceção. O amor é a compaixão de Deus com os perdidos. A graça transformadora é a punição de Deus para os pecadores.” A entrega à imensidão do amor de Deus que Moltmann imaginava se assemelha à esperança da teologia do processo no poder persuasivo do amor, mas, para ser claro, não é a submissão da vontade de alguém às reivindicações de outro. É a explosão incontrolável de alegria ao encontrar o que a alma foi criada para buscar.

“A alegria é o significado da vida humana. Os seres humanos foram criados para encontrar alegria em Deus”, declarou Moltmann em “O Deus Vivo e a Plenitude da Vida”. Ele insistiu, no entanto, que a alegria cristã não é ingenuidade ou escapismo. A esperança de que o propósito de Deus para a criação prevaleça fornece a coragem para reconhecer e resistir aos males do mundo. Moltmann falava assim sobre a antecipação escatológica: “A vida na alegria já é uma antecipação da vida eterna… Na alegria pelo futuro esperado, vivemos aqui e agora, completa e totalmente, choramos com os que choram e nos alegramos com os que se alegram… A vida na esperança não é uma vida pela metade; é uma vida plena, despertando nas cores do amanhecer da vida eterna.”

Descanse em paz, Dr. Moltmann — ou melhor ainda, viva na plenitude da alegria eterna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *