fbpx

Press ESC to close

Arrogância étnica morre debaixo da cruz

Eu nem sempre amei Paul por seu trabalho de reconciliação étnica. Há anos no meu passado pelos quais tenho vergonha – anos de racismo quando estava tão fascinado pela minha cultura do sul das décadas de 1950 e 1960 que não conseguia ver o que estava me encarando nas páginas das cartas de Paulo. Não digo assim para diminuir minha própria culpa, como se eu pudesse de alguma forma culpar minha cegueira pela cultura. Eu era um cúmplice mais do que disposto na feiura racial daqueles dias. Eu contei a história toda em Bloodlines: Race, Cross, and the Christian .

Mas chegou um momento em que a balança começou a cair. (Eu digo que começou para não implicar ainda a total ausência de antolhos.) Obviamente, não era obra de mero homem. “Desde o início do mundo, nunca se ouviu que alguém abriu os olhos de um homem cego” ( João 9:32 ). Não. Essa foi uma obra graciosa e soberana de Jesus por seu Espírito. Mas, como sempre, ele usou um agente humano. Ele usou palavras humanas. De fato, ele usou o apóstolo Paulo.

Paulo, meu libertador

Paulo poderia me ajudar porque ele já teve tanto preconceito contra os gentios quanto eu contra os afro-americanos. Paulo chamou a si mesmo de “um hebreu de hebreus” ( Filipenses 3: 5 ). Ele considerava sua linhagem étnica e religiosa, com o zelo de um perseguidor e a irrepreensibilidade de um fariseu ( Filipenses 3: 6 ), quase sem igual em sua geração ( Gálatas 1:14 ). Ele teria dito com seu colega apóstolo judeu Pedro: “Vocês sabem como é ilegal um judeu se associar ou visitar alguém de outra nação” ( Atos 10:28 ).

Mas então algo aconteceu. Foi ao mesmo tempo devastador e libertador. Isso devastou todos os motivos de orgulho que Paulo tinha. E o liberou para a experiência de uma nova humanidade que não era definida por raça, etnia ou costume cultural. Ele registrou todo o orgulho e ganho que alcançara por meio de distintivos étnicos e religiosos e chamou isso de excremento em comparação com Cristo.

Mas, seja qual for o ganho que tive, contei como perda por causa de Cristo. De fato, conto tudo como perda por causa do valor superior a conhecer Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele, sofri a perda de todas as coisas e as considero excremento, para que eu possa ganhar a Cristo. ( Filipenses 3: 7–8)

 

A Revolução da Cruz

Pela graça iluminadora de Deus, Paulo penetrou nas realizações étnicas da cruz de Cristo. Aqui está o que aconteceu quando Cristo morreu:

“Nenhum seguidor de Jesus disse coisas mais importantes ou mais explosivas sobre raça e etnia que o apóstolo Paulo.”

Em Cristo Jesus, vocês [gentios] que antes estavam longe foram trazidos pelo sangue de Cristo . Porque ele é a nossa paz, que nos fez tanto um [judeus e gentios] e foi quebrada na sua carne o muro de inimizade, abolindo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças, para que pudesse criar em si mesmo, um novo homem em lugar dos dois, fazendo as pazes, e pode reconciliar-nos a Deus em um corpo através da cruz , matando assim a hostilidade. . . . Pois através dele nós dois temos acesso em um Espírito ao Pai . ( Efésios 2: 13-16 , 18 )

 

Pelo sangue de Cristo. . . em sua carne. . . através da cruz. . . . Ele fez de nós dois um. . . quebrando a hostilidade. . . criando um novo homem. . . reconciliando nós dois a Deus. . . com acesso conjunto em um Espírito ao Pai. ”Essas são palavras revolucionárias. Nesse dia ou em qualquer dia. No Ruanda, no Camboja, no Irã, na Índia ou na Carolina do Sul.

E não são, antes de mais nada, palavras políticas, ou palavras de justiça social ou palavras de direitos civis, mas palavras do evangelho. São palavras compradas por sangue, que exaltam a Cristo e que abrem o céu. Eles são o fruto triunfante da morte do Filho de Deus. Amar a velha cruz acidentada é amar o fruto da cruz. Cristo morreu para criar “um novo homem.” Cristo morreu para remover o “muro de inimizade.” Cristo morreu para “[ser] a nossa paz.” Cristo morreu para que houvesse não ser múltiplos segregados acessos ao Pai, mas que “ nós dois [nomearíamos sua rivalidade étnica] teríamos acesso em um Espírito ao Pai. ”

 

Para Igreja Primeiro

E tudo isso está “em Cristo” – em Cristo você foi trazido para perto. Este não é primeiro um mandato para a cultura secular. Este é primeiro um mandato para os cristãos – aqueles que estão em Cristo – um mandato para a forma como nos relacionamos. Na igreja, é assim que deve ser. Exilados e peregrinos cristãos não são responsáveis ​​por fazer os incrédulos agirem como crentes. Mas oh, quão responsáveis ​​somos por amar os que Cristo morreu para alcançar e agir como ele!

Aqui “em Cristo”, aqui na igreja, Paulo diz em Colossenses 3:11  “Não há grego nem judeu circuncidados e incircuncisos, bárbaros, celtas, escravos, livres; mas Cristo é tudo e está em tudo. ”Porque Cristo vale tudo e está em tudo, as diferenças raciais e étnicas não devem mais criar hostilidade, desconfiança, ou desrespeito ou desconsiderar ou menosprezar pensamentos, palavras ou ações.

 

Nova raça, nova etnia

Paulo nos dá um vislumbre pessoal de sua própria transformação de um fanfarrão de alta octanagem sobre sua etnia judaica para um novo homem em Cristo. Veja atentamente o que ele diz sobre sua própria adaptabilidade:

 

“Essas não são, antes de mais nada, palavras políticas, ou palavras de justiça social ou palavras de direitos civis, mas palavras do evangelho.”

Porque, apesar de estar livre de todos, tornei-me servo de todos, para ganhar mais deles. Para os judeus eu me tornei judeu, a fim de ganhar judeus. . . . Para aqueles que estão fora da lei, tornei-me um fora da lei (não estando fora da lei de Deus, mas sob a lei de Cristo) que eu poderia ganhar aqueles fora da lei. . . . Faço tudo por causa do evangelho, para compartilhar com eles em suas bênçãos. ( 1 Coríntios 9: 19–21 , 23 )

 

Aqui está a coisa mais estranha e surpreendente sobre essas palavras. Embora Paulo fosse etnicamente judeu, ele disse: “Para os judeus eu me tornei judeu”. O que isso significa? Como um judeu pode se tornar judeu? Isso significa que ele havia mudado de etnia e agora era um gentio fora da lei, para que às vezes pudesse “se tornar” judeu? Não. Porque ele também disse: “Para aqueles que estão fora da lei, eu me tornei um fora da lei.” Bem, quem era ele?

 

Ele era cristão. Ele era uma nova criatura em Cristo – um novo tipo de ser humano. “Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação. O velho faleceu; eis que o novo chegou ”( 2 Coríntios 5:17 ). O chamado desse tipo de pessoa – essa nova criação – é “colocar o novo eu, criado à semelhança de Deus em verdadeira justiça e santidade” ( Efésios 4:24 ). Cristo morreu para “criar em si mesmo um novo homem ” ( Ef 2:15 ).

Quanto mais você pensa sobre essas palavras em um mundo como o nosso – quero dizer, um mundo global como o nosso -, mais surpreendentes, radicais e revolucionárias elas se tornam. Quase todos os países e regiões do nosso mundo estão dilacerados por tensões raciais e étnicas ou violência total. É um problema global e contemporâneo – em muitos lugares, um problema de proporções profundas e mortais.

Como Paulo me moldou

Nenhum seguidor de Jesus disse coisas mais importantes ou mais explosivas sobre raça e etnia do que o apóstolo Paulo. Meu mundo foi explodido por esse homem. E eu o amo por isso. Estremeço ao pensar no que ainda poderia ser à parte do chamado radical de Paulo a uma nova humanidade em Cristo. Eu não teria pregado da maneira que eu prego. Eu não teria morado onde moro. Eu não teria os amigos que tenho. Eu não teria escrito os livros que escrevi. Eu não teria as mesmas esperanças para a igreja e para o céu que tenho. E eu não teria uma filha afro-americana. Eu ficaria empobrecido espiritual e relacionalmente.

“Pessoas de todas as etnias irão reinar em um reino com Cristo. Sem hostilidade, sem desconfiança. Apenas amor perfeito, paz e justiça.

Às vezes sinto que mal comecei a ver as glórias de Cristo na cruz e o que Deus alcançou por ela. Mas eu vi alguma coisa. Já provei o suficiente da gloriosa meta de Deus para que a era conheça um pouco de como ela pode ser aqui. Aqui está uma figura do futuro que o sangue de Cristo comprou:

 

“Digno é você [Senhor Jesus] de pegar o pergaminho e abrir seus selos, pois você foi morto, e com o seu sangue você resgatou pessoas por Deus de todas as tribos e idiomas e povos e nações , e você os fez um reino e sacerdotes ao nosso Deus, e eles reinarão na terra. ”( Apocalipse 5: 9–10 )

 

Pessoas de todas as etnias, resgatadas pelo sangue de Jesus. Por quê? Portanto, podemos ser sacerdotes servindo ao Senhor juntos em um templo, co-reinando em um reino com Cristo. Sem hostilidade, sem tensão, sem desconfiança, sem desrespeito, sem desconsideração ou pensamentos depreciativos. Apenas amor perfeito, paz e justiça.

 

 

 

 

____________________________________________________________________
John Piper ( @JohnPiper ) é fundador e professor de desiringGod.org e chanceler do Bethlehem College & Seminary. Por 33 anos, ele serviu como pastor da Igreja Batista de Bethlehem, Minneapolis, Minnesota. Ele é autor de mais de 50 livros , incluindo Desiring God: Meditations of a Christian Hedonist e, mais recentemente, Why I Love the Apostle Paul: 30 Reasons .

Conteúdo de https://www.desiringgod.org/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *